Advogado Empresarial: Como Escolher Para O Seu Negócio

Como escolher o melhor advogado empresarial para o seu negócio?

É comum as sociedades apenas pensarem em contratar um advogado em situações mais complicadas. Entretanto, o auxílio prévio desse profissional traz segurança, eficiência e evita desperdícios financeiros.

Essa escolha deve levar em consideração diversos fatores. Neste artigo, apresentaremos os principais deles.

Entenda Sua Necessidade

O primeiro passo é identificar as razões pelas quais se está buscando um advogado empresarial.

Além das áreas do Direito serem as mais diversas, há vários serviços que podem ser contratados como, por exemplo, os de assessoria jurídica, de consultoria, de legal opinion, dentre outros.

Nesse momento, seria interessante identificar para quais questões você está buscando o auxílio de um advogado e o que esperar de sua orientação ou atuação no caso.

Confira A Especialidade E Experiência

Os profissionais do Direito e seus escritórios costumam trabalhar com especialidades. Sendo assim, o ideal é procurar um que possua conhecimento prático e teórico na área empresarial desejada.

Outro ponto importante é se o advogado já lidou com algum caso similar ou se já atuou junto a um negócio do mesmo ramo.

Assim, é mais provável que o profissional esteja preparado para tratar das peculiaridades do setor e que o serviço seja oferecido de forma mais completa e satisfatória.

Nessa Etapa, Três Pontos São Fundamentais:

  • Referência: Os antigos clientes fornecem feedback positivo?
  • Experiência: O profissional já cuidou de casos similares? Teve êxito?
  • Especialização acadêmica: O advogado possui alguma formação específica na área empresarial e em que seu negócio necessita de auxílio?

Conheça O Profissional

Ao se escolher um advogado, a confiança deve ser prioridade. A convicção no profissional permite uma troca mais vantajosa e uma sensação de segurança ao cliente, primordial em razão do acesso a diversas informações de sua empresa.

De modo geral, há o Código de Ética da OAB que deve ser respeitado por toda a categoria, garantindo, por exemplo, o sigilo profissional.

No entanto, para uma melhor relação com o cliente, também é preciso que este tenha confiança quanto à qualidade técnica do advogado, em especial, no que se refere aos caminhos e às estratégias utilizadas por ele para resolução da questão. 

Além disso, é importante lembrar que, geralmente, os relacionamentos com advogados se estendem por um período considerável de tempo, tendo em vista que o trâmite judicial costuma ser lento.

Escritório X Advogado

Outro ponto a ser ponderado é se será mais vantajoso contratar um escritório ou um advogado.

Na contratação de um escritório, o contrato de prestação de serviços é firmado entre pessoas jurídicas, de modo que o trabalho, salvo exigência do cliente, não dependerá de um profissional específico.

Podendo a sociedade de advogados indicar os profissionais mais adequados ao caso concreto, com maior conhecimento sobre o tema, uma vez que possui em seu quadro advogados com diversas especialidades.

Além disso, se o advogado que prestava o serviço não puder mais fazê-lo, o escritório indicará outro com a mesma capacidade para tanto.

Custos

Em relação aos custos, os valores de serviços advocatícios variam de acordo com o profissional, localidade e o problema no qual se precisa de auxílio. A forma de pagamento pode variar, a depender do caso (por hora, por ato, por valor envolvido, por êxito, etc.).

Para uma empresa, por vezes, é mais vantajosa a contratação de uma assessoria jurídica, para a qual, geralmente, paga-se um valor fixo mensal.

Em troca da disponibilização de profissionais adequados para atender todas as suas necessidades, já que, nestes casos, as contratações pontuais podem ser mais custosas.

Conclusão

O apoio de um profissional do Direito, seja por caráter preventivo ou paliativo, é de extrema importância para auxiliar no crescimento de sua empresa.

Por isso, não deixe de buscar um advogado capaz de entender seu negócio e suas questões.

Lembrando sempre que para que o serviço seja eficaz é preciso estabelecer uma relação de confiança com o seu advogado.

Oferecemos um serviço de Advocacia e Consultoria confiável e de excelência, o qual garanta soluções efetivas aos clientes e a compreensão por meio de conteúdos didáticos, através de um atendimento objetivo e inovador nas áreas do direito empresarial, direito público, direito civil e direito de família.

648 comments On Advogado Empresarial: Como Escolher Para O Seu Negócio